medlearning-logo-2.png
medlearning-logo-1.png

Imunização Ativa e Imunização Passiva



Com todo esse debate sobre Coronavírus, vacinas e imunizações, com certeza, você deve ter ouvido falar de imunização ativa e imunização passiva.


Mas qual a diferença entre elas?


Imunização Ativa

Basicamente, a imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T).


Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida.


Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.


Portanto, quando se fala de imunizar a população por meio de uma vacina ou, até mesmo, do contágio, está se falando de imunização ativa.


Indiferente o procedimento de confecção da vacina ou o laboratório que a produz, esse método sempre se configura como uma imunização ativa e nunca como uma imunização passiva.


Por isso, quando você finalmente for tomar a sua tão sonhada vacina contra o Coronavírus, saiba que está fazendo uma imunização ativa.


Vale destacar, que alguns vírus, como o da gripe, possuem uma taxa de mutação muito alta, por isso, é possível uma pessoa pegar gripe várias vezes ao ano.


Porque, na verdade, ela está contraindo uma gripe diferente cada vez.


Utilidade pública

E, falando em imunização ativa, os moradores do estado de São Paulo, que desejam receber a vacina contra o COVID-19, devem fazer seu pré-cadastro através do site Vacina Já.


Com esta ferramenta é possível agilizar o atendimento nos locais de vacinação.


Primeiramente, os profissionais de saúde e indígenas serão vacinados. Contudo, todas as pessoas podem fazer o pré-cadastro. Após, é só esperar a sua vez de ser imunizado.


A vacina utilizada será a do Butantan, que utiliza vírus inativo.


Vale ressaltar que o pré-cadastro não é um agendamento, contudo, vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar aglomerações.


Além disso, quem não conseguir fazer o pré-cadastro pode ficar tranquilo, pois também poderá receber a vacina, sendo necessário, para isso, fazer o cadastro na unidade de vacinação.


Imunização Passiva

A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano.


Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses.


Ela subdivide-se em:


  • Imunização passiva natural;

  • E, imunização passiva artificial.


Natural

A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto por meio da placenta e também pelo leite.


Essa transferência de anticorpos ocorre nos últimos dois meses de gestação, de modo a conferir uma boa imunidade à criança durante seu primeiro ano de vida.


Artificial

A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob três formas principais:


  • A imunoglobulina humana combinada;

  • A imunoglobulina humana hiperimune;

  • E o soro heterólogo.


A transfusão de sangue é uma outra forma de se adquirir imunidade passiva, já que, virtualmente, todos os tipos de produtos sanguíneos contêm anticorpos.


Dica de curso

Para você que deseja se aprofundar mais sobre temas ligados à enfermagem, indicamos o curso Procedimentos de Enfermagem.


Ele tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais da área, favorecendo o desenvolvimento das boas práticas. Além de contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de enfermagem, garantindo a segurança dos pacientes.


O curso é feito junto ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP, que é reconhecido pelo pioneirismo e excelência no ensino e pesquisa no Brasil e no mundo.


Com certeza esse é um curso que precisa estar no seu portfólio.


Quero fazer esse curso


E caso você queira ver mais cursos na área da saúde oferecidos pelo MedLearning, basta acessar o nosso site.


Quero ver mais cursos


Esperamos que tenha gostado do artigo e que possamos sempre lhe auxiliar a se qualificar e se tornar um profissional cada vez melhor.


91 visualizações