medlearning-logo-2.png
medlearning-logo-1.png

Especialização em psicologia: saiba como escolher os melhores cursos online

Atualizado: Mar 18

Para ir mais fundo na carreira é preciso selecionar os cursos com sabedoria.



Se você está pensando em fazer uma especialização em psicologia, uma dúvida que talvez você tenha é sobre qual curso escolher? Afinal, são tantas opções.


É importante avaliar também qual o nível de aprofundamento que você precisa entre as especializações, mas e se não for formado na área? Será que também pode cursar algum desses cursos?


Para responder essas e outras perguntas fizemos este artigo especialmente para você. Nele iremos abordar quais são os temas com maior ênfase no momento, para que possa focar em seus estudos.


Para isso, iremos abordar:


  • Especialização em psicologia: conheça os transtornos

  • Os cursos do momento

  • O que o MedLeaning lhe oferece


Especialização em psicologia: conheça os transtornos

Quando você for escolher a sua especialização em psicologia, uma dica importante é verificar quais são os transtornos que mais assolam a população, pois eles ditam quais são os cursos do momento.


De tempos em tempos mudam as doenças e transtornos que estão em alta. Ou seja, que mais afetam a população, e, por consequência, possuem uma maior procura, por parte dos pacientes, por profissionais.


E, é sempre importante você estar qualificado para essas demandas, conhecendo os transtornos mais trabalhados e que, possivelmente, serão os que lhe renderão uma maior procura por tratamento por parte dos pacientes.


Segundo dados da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), 30% da população das Américas teve ou terá algum transtorno mental. Como você pode notar estamos falando de aproximadamente um terço da população das Américas.


Um número muito elevado. Basicamente, a cada três pessoas que você conhece uma possui um transtorno mental e bem possivelmente precise de ajuda.


Por isso, vamos indicar os dez transtornos mais comuns conforme os dados da Opas, a fim de que você possa usar eles como base na hora de optar por uma especialização em psicologia.


1 - Fobia específica

É um dos tantos tipos de transtornos de ansiedade. Basicamente, ela é definida como um medo e/ou aversão extrema e irracional de algo.


Ou seja, a pessoa não consegue explicar porque ela tem aquele medo ou aquela aversão. Ela simplesmente tem e é gigantesco.


Sabe aquele medo sem explicação de aranhas, de trovões ou de lugares fechados? Pois eles se enquadram nessa fobia.


Ela é caracterizada em cinco tipos:


  • De animais;

  • De eventos naturais;

  • De injeção ou sangue;

  • Situacionais;

  • E outras.

2 - Fobia social

Esse é outro transtorno de ansiedade, também chamado de transtorno de ansiedade social ou simplesmente fobia social.


Basicamente, a pessoa com esse transtorno fica extremamente ansiosa quando precisa atuar em público.


Mas não pense que é apenas falar em público. Tem pessoas que surtam se precisam comer em um restaurante próximo a outras pessoas.


3 - Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

A TAG é mais intensa que sentimentos normais. É característica de quem possui uma preocupação intensa e persistente o tempo todo sobre situações que para outros seriam habituais.


Por exemplo, alguém com TAG pode sofrer muito com atividades como levar o filho à escola. Pode parecer simples, mas quem tem o transtorno da ansiedade generalizada pode ficar horas pensando sobre isso, se vai conseguir, se não vai, se vai bater o carro ou se vai dar tempo.


4 - Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Esse é outro transtorno de ansiedade. Como você pode notar, são vários os tipos.


O TOC é caracterizado por pensamentos recorrentes, a pessoa fica obcecada por algo (obsessão). Também pode aparecer na forma de comportamentos repetitivos (compulsões).


Um exemplo de compulsão é a alimentar. Mesmo a pessoa sabendo que se comer mais ela vai causar mal para si mesma, ela não consegue parar.


5 - Dependência química

Por mais que as pessoas não saibam, tanto a dependência do álcool quanto do tabaco também são considerados problemas de saúde mental e ambos possuem tratamento.



6 - Depressão maior

Essa é a depressão clássica. Nela a pessoa sente uma tristeza incontrolável e sem um motivo aparente.


7 - Distimia

É o transtorno depressivo persistente. Uma das características dele é o tempo de duração, que perdura ainda mais meses que a depressão clássica, mesmo não sendo tão intenso.


8 - Transtorno Afetivo Bipolar

Diferente do que muitas pessoas acham, alguém bipolar não é quem sofre alterações de humor em um curto período de tempo, como um dia.


O bipolar pode ficar meses em cada estado, como mania e depressão.


Durante seu período de mania ele fica com energia para tudo, uma vontade enorme de fazer grandes mudanças e planos.


Já no seu estado de depressão ele não tem ânimo para nada, assim como em uma depressão clássica.


9 - Transtorno Explosivo Intermitente

Pessoas com esse transtorno acabam tendo explosões de agressividade, tanto físicas quanto verbais. E, normalmente, são reações desproporcionais ao que causou.


10 - Transtorno de Personalidade Borderline (TBP)

Esse é um transtorno bem complexo e cheio de nuances. Não que os outros não sejam. Mas ele exige uma percepção bem aguçada.


Pacientes com esse transtorno tendem a querer se machucar, seja bebendo demais ou até mesmo se cortando ou mutilando.


Agora que você já conhece os principais transtornos que estão afligindo a sociedade, fica mais fácil você escolher a sua especialização em psicologia.


Os cursos do momento

Como você pode notar, ao escolher sua especialização em psicologia é de suma importância verificar quais são os transtornos que mais afetam a população.


Com base na lista que citamos anteriormente você pode notar que uma especialização em psicologia excelente nesse momento é uma que aborda transtornos de ansiedade.


Os quatro primeiros transtornos com maior procura são justamente nessa área. Ou seja, se você se especializar em transtornos de ansiedade estará seguindo um caminho muito próspero.


Você também pode optar por especializações técnicas para lidar com esse tipo de transtorno, como é o caso das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC).


Atualmente, essa é a técnica mais recomendada para tratamento de TAG e de TOC.


Para entender melhor o que provoca esses transtornos de ansiedade você também pode focar em cursos que explicam a neurobiologia da ansiedade.


Quando falamos em transtornos, também recomendamos alguma especialização em psicologia que aborde transtornos de personalidade, que cada vez ficarão mais em latência.


Apesar de ainda não ser um dos dez transtornos mais comuns, estudar a Síndrome de Burnout também é uma boa escolha. Uma vez que o número de pessoas com essa síndrome tende a aumentar mais a cada ano.


E para quem gosta de testagens, também é possível fazer uma especialização em psicologia em avaliação neuropsicológica.


Essa formação dá ao profissional ferramentas para identificar com maior facilidade com qual transtorno ele está lidando.


O que o MedLearning lhe oferece

O MedLearning está aqui para lhe auxiliar a conquistar todos os seus sonhos e fazer com que você tenha a carreira que tanto merece.


Pois, nós acreditamos que uma vida digna é um direito de todos.


Em nosso catálogo de cursos temos todas as opções citadas anteriormente, além de várias outras, e tudo isso com descontos de até 60%.


Para usufruir desses super descontos basta clicar aqui.


Caso você queira ver as promoções de cursos em outras áreas da saúde, que não apenas a psicologia, você pode acessar clicando aqui.



Esperamos ter lhe ajudado a dar mais um passo em direção ao seu futuro e lhe facilitado a entender como escolher uma especialização em psicologia, de forma que a sua escolha possa ser sempre focada e assertiva.


83 visualizações