medlearning-portal-educacao-logo-4.png
medlearning-portal-educacao-logo-1.jpg

A Cidadela de todos nós

Quando eu tinha uns 16 anos, aquela idade em que ainda somos quase crianças, mas em que o mundo já começa a exigir que pensemos o que seremos quando formos “grandes”, ganhei de minha irmã um livro que muito me influenciou: A Cidadela, de A.J. Cronin. E decidi que seria médico...

Archibald Joseph Cronin foi um médico escocês que pertencia ao Royal College of Physicians do Reino Unido, onde tinha contato com colegas de todas as áreas, e onde se discutia muito sobre a importância da atualização permanente e sobre as causas das doenças. Muitas, que hoje são bem conhecidas e até banais, ainda eram mistérios na Europa do começo do século 20. Além disso, o Dr. Cronin gostava de escrever.


A Cidadela é um relato romanceado da vida do jovem médico Andrew Manson, que entra em conflito com as mineradoras de carvão ao estabelecer correlações entre doenças de pulmão e as condições de trabalho nas minas. O fato interessante é que ele se tornou inimigo dos donos das minas e também dos operários e do próprio povo, pois suas ideias interferiam no andamento do trabalho e colocavam em risco os empregos.

Com sua amada esposa Christine, o Dr. Andrew muda-se então para Londres, onde conhece com outro tipo de medicina, mais cosmética e muito mais rentável. O médico idealista dá espaço para o médico mercantilista. Sua esposa não compartilha de seu novo modo de trabalhar, afastado do real sofrimento das pessoas, visando acima de tudo ao ganho financeiro.


Só depois de uma nova tragédia - a morte de sua esposa -, ele volta para o interior, se estabelece em uma nova cidade e reconstrói uma nova carreira junto com o antigo companheiro Philip, baseada no equilíbrio, em que rigor médico se faz acompanhar por uma visão social e também psicológica. A pessoas eram convidadas e convencidas a participar de seu processo de cura. A medicina do Dr. Andrew Manson é, agora, a essência da boa medicina, e ele a concebeu a partir de aprendizado próprio, o que incluiu tragédias, sofrimento e decepções.


O Dr. Manson do A.J. Cronin me estimulou a estudar medicina, ainda que não tenha sido a única influência. E também me deixou claro que eu seria um eterno estudante, pois médico é um profissional que não pode parar de se aprimorar jamais, especialmente na modernidade. A medicina, que é a convergência de todas as ciências, evolui com velocidade crescente. Felizmente, existem apoios preciosos, como esta plataforma de conteúdos, onde o rigor científico se junta à experiência prática de seus autores. Mas o mérito de sua existência só se dará pelo uso do profissional de saúde.


Como bem diz Cronin, o médico e o escritor, “A virtude de toda conquista é a vitória sobre si mesmo. Aqueles que sabem disso nunca conhecerão a derrota”.

Dr. Eugenio Mussak

Coordenador do portal EduMedica, o braço digital da UCAMP - Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná.


17 visualizações

Institucional

Quem somos

UOL EdTech

FAQ

medlearning-portal-educacao-logo-2.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle

© Copyright 2020 portaleducacao.com.br

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93 Inscrição Estadual: 283.797.118